Aplicativo pornô para android tira foto de usuário e “sequestra” dispositivo.

Sites pornôs são uns dos sites que mais possuem acessos hoje em dia, principalmente por dispositivos moveis, devido a isto, são muitos utilizados para praticas de ataques aos usuários desde tipos de sites. Ao navegar nestes sites, são geradas muitos pop-ups com propaganda, a maioria delas exigem que o usuario abrem a propaganda para a janela serem fechada. Esta propaganda a maioria das vezes pede a instalação de aplicativos desconhecidos.
Esta semana uma empresa de segurança, Zscaler, descobriu que o aplicativo “Adult Player” para android, que é instalado atraves destes tipos de propagandas, é um ransomware que restringe o acesso ao sistema infectado e cobra um valor de “resgate”.

ransomwareAo realizar a instalação do aplicado e lhe conceder acesso de administrador, a aplicação verifica se o dispositivo possuem uma câmera frontal e depois tira uma foto do usuário. Posteriormente é realizado o bloqueio do dispositivo e gerada uma mensagem, com a foto do usuário e em nome do FBI, pedindo uma “multa” no valor de US$ 500 que pode ser paga via paypal.
ransomware4
Para evitar a instalação deste tipo de aplicações, é de suma importância ativar a instalação de aplicativos de fontes confiáveis, ou seja, somente aplicativos instala via Play Store ou a Amazon Appstore por exemplo.

Related Posts