Ataques de Phishing usando o nome do WhatsApp Web

Ataques de Phishing usando o nome do WhatsApp Web

Recentemente foi descoberto um novo golpe, onde usuários estão recebendo emails dizendo que existem novas mensagem no Whatsapp, que podem ser vista via aplicação Whatsapp Web, basta clicar em uma imagem contida no e-mail que supostamente a mensagem irá ser reproduzida.

Para usuários leigos, esta mensagem parece ser legítima, mais tal golpe pode ser descoberto se passarmos o mouse em cima da imagem e ver a URL que é redirecionada, onde é possível verificar que se trata de uma URL de terceiros. Também há casos de usuários que não possuem conta no Serviço do WhatsApp e também estão recebendo tais mensagens.

Abaixo podemos verificar dois emails, o primeiro é uma notificação verdadeira do serviço Whatsapp e a segunda trata-se do novo golpe de Phishing.

WhatsAppWEB

WhatsAppWEBGolpe

Como pode ser visto, caso a vitima clique na imagem, ele é redirecionada para livetonline.com, um site que não tem qualquer vinculo com o WhatsApp. Quando este link é acessado, é mostrado uma mensagem que será preciso fazer o download do Adoble Flash Player para visualizar a mensagem recebida pelo WhatsApp. Neste caso é possível desconfiar do golpe caso seu Flash Player, em caso de Windows, for o mais atual, e em casos de produtos Apple e Linux, o download feito é um executável (.exe), logo não será afetado por esse tipo de arquivo.

Esta é apenas uma das formas que alguns criminosos estão utilizando ultimamente para conseguir acesso as informações das vitimas. Caso receba uma notificação como esta, basta acessar o site digitando a URL no seu navegador, não clicando em imagens ou botões que te redirecionam. Caso seja uma mensagem de algum site e principalmente Banco que não tenha conta de acesso, basta informar que o e-mail é um spam e bloqueie o remetente.