GLPI + SMTP Relay com PostFix para Gmail

GLPI + SMTP Relay com PostFix para Gmail

Vida longa e próspera a todos amigos e leitores do blog. Sou Douglas Boldrini e o post de hoje é para quem trabalha com GLPI + OCS Inventory + SMTP Relay com PostFix para Gmail ou Hotmail.

Tenho uma noticia para vocês. Depois de cair muito cabelo da cabeça consegui fazer meu servidor UBUNTU rodar perfeitamente o GLPI + OCS Invetory.

Estava tendo problemas no envio de notificações, onde percebi que a instalação de um SMTP Relay com Postfix resolveria. Beleza instalei só que tive varios outros problemas internos, que detectei pelos logs do postfix. Em meu blog, eu postei a solução completa para quem quiser.

Bom pessoal, neste post vou abordar a instalação e configuração de um SMTP Relay no Postfix utilizando como servidores de e-mail da Gmail.

Sistema Operacional: Ubuntu Server 12.04.2 LTS (GNU/Linux 3.5.-.39-generic i686)
Software em questão (o que irá usar o serviço postfix): GLPI 0.83.8 + OCS Inventory

Antes de mais nada certifique-se que o bind9 esteja instalado, pois posteriormente poderá ter erros. (eu tive!)

Se não, instale:

# apt-get instlal bind9

1. Instalação do Postfix no Ubuntu Server

# apt-get install postfix libsasl2-2 ca-certificates libsasl2-modules

2. Configurando o Postfix

Inicialmente o postfix vêm com suas configurações zeradas, nisso você terá que criar o arquivo /etc/postfix/main.cf com as configurações do servidor de e-mail que irá utilizar.
Configuração do main.cf para Gmail:

inet_protocols = all
inet_protocols = ipv4
relayhost = [smtp.gmail.com]:587
smtp_sasl_auth_enable = yes
smtp_sasl_password_maps = hash:/etc/postfix/sasl_passwd
smtp_sasl_security_options = noanonymous
smtp_tls_CAfile = /etc/ssl/certs/ca-certificates.crt
smtp_use_tls = yes
alias_maps = hash:/etc/aliases

Obs.: as linhas 1, 8 e 9 foram adicionadas por mim, pois na maioria dos tutoriais e ajudas que encontrava na internet, nenhum deles vinha com estas linhas. Através dos logs de erro, fui encontrando as soluções para os problemas.

3. Definição de Configuração de Usuário

O próximo passo é definirmos a configuração de usuário e senha no Gmail ou Hotmail. Primeiramente teremos que criar o arquivo /etc/postfix/sasl_passwd e depois configurar de acordo com o servidor de e-mail.

# touch /etc/postfix/sasl_passwd

Editando o arquivo /etc/postfix/sasl_passwd , vamos configurar o mesmo para o Gmail.

[smtp.gmail.com]:587 user.name@gmail.com:password

Este arquivo /etc/postfix/sasl_passwd deve ter acesso restrito no Linux então precisamos alterar suas permissões e depois gerar um arquivo .db que o Postfix irá ler.

# chmod 400 /etc/postfix/sasl_passwd
# postmap /etc/postfix/sasl_passwd

Pronto agora que seu Postfix está configurado, vamos fazer o Postfix reler as configurações para utilizamos ele como SMTP Relay.

# /etc/init.d/postfix reload

Agora é só testarmos e verificar se está tudo funcionando. Para debugar e verificar o funcionamento do Postfix verique o arquivo de log /var/log/mail.log , segue abaixo um método para debugar este arquivo:

# tail -f /var/log/mail.log

Bom pessoal, espero que o post possa ter ajudado quem esteja procurando uma solução de SMTP Relay para Plataforma Linux de forma fácil e prática. Qualquer dúvida sobre o post, favor comentar ou enviar um email para (douglas@maronline.com.br) para que possa ajudar. Que a Graça e Paz estejam com todos.

Fontes de pesquisas: (Me ajudaram)
http://blog.gaudencio.net.br/2012/11/linux-smtp-relay-com-postfix-para-gmail.html
https://groups.google.com/forum/#!topic/mailing.postfix.users/6h4H5JfZrZU
http://tech.gaeatimes.com/index.php/archive/how-to-fix-postfix-warning-dict_nis_init-nis-domain-name-not-set-nis-lookups-disabled/

Related Posts