Hackers desligam carro remotamente em uma rodovia. Segurança na Internet das Coisas.

Hackers desligam carro remotamente em uma rodovia. Segurança na Internet das Coisas.

Com o atual avanço tecnológico, está surgindo o conceito da Internet das Coisas (IoT: Internet of Things), que tem como conceito de conectar objetos usados no dia a dia à rede mundial de computadores, ou seja, TV, fechadura, geladeira, carro e etc terão um IP e ficaram conectados à internet. Em relação a segurança, todo dispositivo conectado à internet está sujeito a ataques que buscam brechas de segurança para ganharem total acesso ao dispositivo. Como o conceito de IoT é muito novo, a segurança desses dispositivos não estão a devida atenção.

Esta semana dois pesquisadores de segurança da informação, Charlie Miller e Chris Vasalek, conseguiram explorar vulnerabilidades de um Jeep Cherokee, onde conseguiram controlar totalmente o veículo remotamente, processo muito utilizado por criminosos em computadores. Conseguiram executarem várias ações ousadas, como desligar o motor, controlar a aceleração e freiagem do veículo, mostrarem imagens no sistema de multimídia e ate controlar o volume do rádio.

No teste demostrado para o Site Wired, ficou evidente as fraquezas de um automóvel conectado à internet, onde uma pessoa pode enviar comandos remotos a um veículo que esteja conectado a rede Uconnect (rede de sistemas da Chrysler, Dodge, FIAT, Jeep & Ram vehicles). Essa rede é disponibilizada para os usuários interagirem com seus veículos através do smartphone, podendo executar algumas tarefas específicas.

No vídeo abaixo podemos ver a demostração que os pesquisadores fizeram para o Wired.

Já existem sistemas operacionais fornecidos pela Google e Apple destinados à automóveis, depois desta pesquisa ficam alguns pontos de interrogação, esses sistemas possuem segurança ou precisarei instalar um Antvirus e um Firewall em meu carro? Em um futuro muito próximo terá sim. Teremos que ter cuidado não apenas com os computadores, mais sim com todos os objetos conectados em nosso redor.

Related Posts