Migrar e-mails com Imapcopy e ImapSync

Migrar e-mails com Imapcopy e ImapSync

Recentemente tive a necessidade de migrar de domínio de email. Como utilizava a o serviço da locaweb, onde ela não disponibiliza o backup das caixas de email, tive que migrar todas as caixas de email na mão. Como utilizava caixas de email via IMAP, tive um pouco a mais de trabalho. No começo estava fazendo via cliente de email, utilizando Outlook e Thunderbird, porem era um processo muito lento e demorado. Como não tinha acesso ao “novo” servidor de email, fui pesquisar uma ferramenta para automatizar esse processo.

Antes valem a pena lembrar que IMAP é um dos três protocolos padrões atuais para acessar caixas de correio, os outros dois são POP3 e HTTP com webmails, webmail está muitas vezes ligada a um servidor IMAP.
Acabei encontrando duas que me atenderam muito bem, são elas.

1 – ImapSync
Ferramenta opensource via linha de comando capaz de copiar todas as pastas IMAP disponíveis na caixa de email. Seu objetivo é migrar contas IMAP ou realizar backups.
imapsync
Para utilização da ferramenta faz necessário à inclusão de seus servidores de email no arquivo “ImapSync.exe” disponibilizado dentro de C:\Program Files (x86)\Radix\ImapSync.
Site Oficial: http://imapsync.lamiral.info/
Link de download: http://ufpr.dl.sourceforge.net/project/rximapmail/rximap/ImapSync-1.0.0.0_Beta1/ImapSync-1.0.0.0_Beta1.zip

2 – IMAPCopy
IMAPCopy é uma ferramenta Opensource utilizada atraves de linha de comando para copiar mensagens para vários usuários de um servidor IMAP para outro. Disponibilizada para Linux e Windows. Muito útil em migração de servidores, pelo fato da utilização simultânea em varias caixas de email, alem de não precisar ser instalado e nem permissão de administrador para ser executado.

imapcopy
Efetue o download através do link abaixo, extraia e altere o arquivo ImapCopy.cfg.Em Sourceserve, informe o servidor de email que possue as contas antigas de email e em Destinationserver informe o servidor de email que onde ficarão as novas contas.

##############
# Sourceserver
##############
SourceServer mail.domain.com.br
SourcePort 143
###################
# Destinationserver
###################
DestServer mail.domain.com.br
DestPort 143

Em List of users and passwords, informe as configurações de usuario e senha das contas de email. Seguindo o padrão abaixo.
Copy “old@doldomain.com” “old#password” “new@domain.com” “new#password”
Basta executar a aplicação que será iniciada o processo de copia dos emails.
Link Desenvolvedor: http://home.arcor.de/armin.diehl/imapcopy/imapcopy.html
Link Download: http://home.arcor.de/armin.diehl/imapcopy/IMAPCopy.zip