Imposto de Renda: Cuidado com a temporada de golpes

Imposto de Renda: Cuidado com a temporada de golpes

Os cibercriminosos estão sempre em busca de uma chance para infectar dispositivos com malware de todo tipo. E uma oportunidade valiosa (literalmente) é a entrega anual da Declaração do Imposto de Renda. Este ano não está sendo diferente e a Kaspersky Lab já detectou ameaças criadas aqui no Brasil.

Screen-Shot-2015-03-24-at-18.08.32

Falso e-mail sobre o IR

“É preciso estar atento a ataques que se valem de engenharia social e tentam enganar usuários para instalar trojans bancários em seu sistema, em seu computador ou em sistemas móveis“, alerta Fabio Assolini, analista sênior de Segurança da Kaspersky Lab.

As mensagens falsas que chegam por e-mail têm temas variados – informam intimações, números de protocolos de entrega da declaração, links de download do programa, entrega de recibos ou notificações de débitos que não existem. O objetivo é sempre o mesmo: forçar o usuário a baixar e executar um programa cuja finalidade será instalar um trojan banker na sua máquina.

“Esses golpes acontecem todos os anos porque são efetivos. Afinal, nenhum cibercriminoso insiste em temas que não dão retorno”, diz Assolini, lembrando que “a Receita Federal nunca envia, em hipótese alguma, mensagens eletrônicas sem autorização do contribuinte”.

Para baixar o software da declaração do Imposto de Renda, o contribuinte deve evitar os sites de busca ou de downloads. O mais seguro é buscar o instalador diretamente no site oficial:http://www.receita.fazenda.gov.br/.