Storage NAS Synology é Atacada por Malware

Storage NAS Synology é Atacada por Malware

A famosa solução de Storage, Nas Synology esta sendo atacada por um malware do tipo ransomware que criptografa e/ou cifra TODOS os dados do Storage e cobra resgate ao proprietário. O Ransomware é uma grande ameaça nos tempos atuais e vem sendo uma prática muito comum utilizada por crakers.

NAS Synology “atacadas” por malware

NAS Synology “atacadas” por malware

 

Descrição do Malware

Também conhecida como “Sequestradores Digitais”, esse tipo de malware usa trojans que após a invasão impedem o acesso aos dados e serviços que rodam no servidor. Muita das vezes, o ataque é de tal forma eficiente que consegue cifrar determinados conteúdos, recorrendo a algoritmos de criptografia muito eficientes ou então os conteúdos são simplesmente compactados num ficheiro protegido por uma password.

 

Erro Malware

Erro Malware

Erro Malware 1

Erro Malware 1

Para voltar a aceder a esses conteúdos, o atacante pede ao utilizador um valor monetário para que este volte a “resgatar” a informação. Em desespero, muitos utilizador acabam por ceder à chantagem efectuando o pagamento mas depois…..nada acontece!…é isso que está a acontecer com as NAS Synology!

De acordo com o site guru3dum novo Ransomware designado de Synolocker anda a “atormentar” a NAS Synology uma vez que cifra toda a informação e pede aos utilizadores um pagamento para reaver/aceder à sua informação.

Conclusão

Neste momento ainda não há uma informação em concreto de como o malware consegue “entrar” nas NAS. Alguns utilizadores referem que o ataque pode ter sido via SSH ou FTP, outros referem ter o serviço EZ-Internet activo…mas até ao momento são ainda apenas especulações. Como medida preventiva é aconselhável que desliguem as NAS Synology até que a própria Synology se pronuncie sobre o caso e disponibilize uma solução.

Related Posts