The Snappening – Vazamento de fotos do Snapchat

The Snappening – Vazamento de fotos do Snapchat

O famoso aplicativo do snapchat, mensageiro disponível para plataformas moveis, onde é possível realizar o envio de imagens pelo bate-papo e so podem ser visualizados durante um curto período de tempo, foi alvo de hackers.
Foi disponibilizado na comunidade “4Chan”, milhares de fotos e vídeos de usuários do mensageiro, este evento está sendo chamado pelos usuários da comunidade com “The Snappening”, em referência ao vazamento de fotos de celebridades acontecidos no mês passado, que ficou conhecido como “The Fappening”.
2bd62534dfe0e6959c9915115d2ac4bb_view
A interceptação das fotos ocorreram devido a utilização de outro aplicativo chamado Snapsave, através dele é possível salvar as os arquivos transmitidos pelo Snapchat, algo que é contra os termos de utilização da aplicação.
Como a metade dos usuários deste serviço são adolescentes entre 13 e 17 anos, há uma grande preocupação que essas imagens vazadas sejam de crianças.
A Snapchat-Inc informou que seus servidores nunca foram violados, e que preza na segurança de sua aplicação, mais que o fato ocorreu devido a utilização de aplicações de terceiros, uma pratica proibida. Também informou que monitora a App Store e Google Play para que aplicativos ilegais sejam retirados das lojas.
Para alguns especialistas de segurança, essa declaração da empresa não é satisfatória, a Snapchat-Inc tem o dever de proteger os seus dados e os dados transmitidos pelos seus usuários.
O link para download do arquivo contendo 12GB de imagens e vídeos vazados foi disponibilizado na quinta feira (09-10-2014) e logo em seguida foi removido. Porem foi feito milhares de downloads deste arquivo nesse curto período de tempo.
Não é a primeira vez que a segurança desta aplicação é contestada, em 2013, pesquisadores de segurança revelaram que era possível capturar o numero de telefone de qualquer usuário da aplicação. A empresa se redimiu e pediu desculpas depois de 4,6 milhões de nomes e telefones de usuários vazou na internet.

Related Posts