Volume de ataques DDoS aumentam em 50 vezes comparados com a década passada

Volume de ataques DDoS aumentam em 50 vezes comparados com a década passada

Segundo o relatório anual de segurança elaborado pela Arbor Networks, em conjunto com provedores de serviço e empresas de hospedagem, o tamanho do maior ataque DDoS do ano passado foi cinquenta vezes superior do que o de dez anos atrás. O maior ataque relatado em 2014 foi de 400 Gbps, em comparação com apenas 8 Gbps, em 2004 – e 100 Gbps em 2010.

De acordo com Gary Sockrider, Arquiteto de Soluções da Arbor Networks sediado em Burlingtom, MA e autor do relatório, o crescimento da Internet como um todo, na verdade, ajuda os atacantes uma vez que as botnets podem ficar maiores. Dados da Cisco apontam que a largura de banda total de toda a Internet cresceu 42 vezes em relação ao mesmo período, partindo de uma média de 570 Gbps em 2004 para 24.000 Gbps em 2014.

Ainda segundo o especialista, os ataques estão aumentando não só em número mas também em sofisticação. Enquanto a dez anos atrás os ataques volumétricos estavam entre os mais comuns, atualmente também existem ataques de exaustão e ataques na camada de aplicação, bem como os ataques que combinam todos os três vetores. Não obstante, as causas para os ataques tem gradualmente mudado de questões políticas, ideológicas e vandalismo, para extorsão e marketing criminoso.

Confira mais detalhes neste link.

Related Posts